terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Para uma refeição árabe

Charutos de Alface - 4 pessoas

Ingredientes:
12 folhas de alface lisa
2 cenouras pequenas
150 g de frango defumado
1/2 xícara (chá) de uva passa
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 xícara (chá) de maionese de limão
2 pepinos pequenos

Modo de Preparo: Lavar bem a alface e reservar. Ralar a cenoura. Misturar a cenoura aos demais ingredientes, menos o pepino. Rechear as folhas de alface, dobrando as laterais parade dentro e enrolando sobre o recheio. Servir os charutinhos de alface rodeados de pepino picado.

Chich barak - 2 pessoas

Ingredientes:
Massa
2 copos de farinha de trigo
1 copo de água
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento em pó

Recheio
1 cebola pequena
1/2 kg de carne moída
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de canela em pó sal pimenta-do-reino
1/2 maço de salsinha 2 colheres (sopa) de pinhãozinho

Molho
1 colher (sopa) de maisena
1/2 litro de água
1 e 1/2 litro coalhada frescasal a gosto
1 dente alho 1 colher (sopa) de hortelã seca
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo: Massa:
Misturar a farinha com os demais ingredientes. Trabalhar com as mãos até obter massa lisa. Deixar descansar meia hora. Estender com um rolo e cortar pequenos círculos. Rechear com carne moída. Formar pequenos chapéus (tipo capelete), dobrando a massa sobre o recheio dando forma de triângulo e unindo as duas pontas numa leve pressão. Colocar os chapéuzinhos crus numa assadeira untada com manteiga e levar ao forno pré-aquecido por alguns minutos para secar e corar levemente.

Recheio:
Refogar a cebola picada e a carne no azeite. Juntar o sal, a pimenta, a canela, a salsinha picada e o pinhãozinho. Misturar bem e esfriar.

Molho:
Misturar a maisena dissolvida na água com a coalhada fresca. Temperar com sal e alho socado. Levar ao fogo, mexendo sem parar até levantar fervura. Jogar dentro da coalhada fervendo os chapéuzinhos de massa retirados do forno. Cozinhar até ficarem macios. Refogar rapidamente a hortelã na manteiga e colocar sobre a massa na hora de servir.

Quibe Assado fácil
Ingredientes:
500 g de carne moída duas vezes
1 xícara de trigo fino para quibe
4 folhas de hortelã picadas
1/2 cebola picada finamente
2 cubos de gelo pequenos
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de café de tempero síriosal a gostoamêndoas para decorar

Modo de Preparo:

Lave bem o trigo e coloque-o de molho por 20 minutos. Escorra bem, apertando-o em uma peneira para retirar o máximo de humidade. Coloque a carne em uma tigela e acrescente a cebola e a hortelã bem picadas. Misture bem e acrescente o trigo escorrido, sal e pimenta síria. Acrescente os cubos de gelo à tijela e vá amassando a mistura com as mão para obter uma massa bem macia. Unte um refratário com a manteiga e coloque a mistura de carne. Aperte e alise com as mãos. Risque losangos e leve ao forno pré-aquecido. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos. Decore com laminas de amêndoas torradas e sirva acompanhado de gomos de limão. O tempero sírio pode ser encontrado pronto na maioria dos supermercados. Caso não encontre, misture 1 colher (chá) de canela, pitada de cravo em pó, pitada de pimenta-do-reino e pitada de cravo em pó.

Tomate Recheado - 2 pessoas

Ingredientes:
1/2 kg de carne moída
100 g de manteiga sal a gostopimenta a gosto
4 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 copo de água 8 tomates grandes
100 g de pinhãozinho

Modo de Preparo: Refogar a carne na manteiga com cebola picada. Temperar com o sal, a pimenta e a salsinha. Deixar tomar gosto por alguns minutos e desligar. Esfriar. Dissolver o extrato de tomate na água. Reservar. Lavar os tomates e cortar uma tampa pequena junto ao cabinho. Tirar as sementes e rechear com o pinhãozinho e a carne moída. Colocá-los um ao lado do outro numa assadeira untada, regando com o extrato de tomate dissolvido na água. Levar ao forno brando por 30 minutos.

Tempurá




Ingredientes:

6 camarões médios

1 berinjela pequena

1 cenoura

1 cebola

1 pimentão verde couve-flor brócolis aspargos quiabo


massa

1 ovo 300 ml de água gelada

280 g de farinha de trigo

1 colher de café de sal


molho tentsuyo

2 xícaras de água

3 colheres de sopa de saquê mirim

3 colheres de sopa de shoyu

1 colher de café de dashi pitada de glutamato monossódico

1 colher de sopa de nabo ralado

1 colher de sopa de gengibre ralado


Modo de Preparo: Prepare a massa misturando a água gelada ao ovo, misture bem e acrescente o sal. Coloque os líquidos sobre a farinha misturando delicadamente, não é preciso deixar a massa muito lisa. Deixe descansar por 10 minutos. Prepare o molho colocando em uma panela a água, saque, shoyu, glutamato e dashi, leve ao fogo e ferva por 1 minuto, deixe esfriar e acrescente o nabo e gengibre. Reserve. Limpe os camarões mantendo o rabo. Faça pequenos cortes na parte interna dos camarões (isso evita que eles enrolem quando forem fritos). Corte a berinjela, pimentão, cebola e cenoura em fatias, pré-cozinhe a couve-flor e separe as flores. Faça o mesmo com os brócolis. Passe cada ingrediente em farinha de trigo e depois na massa do tempura. Frite em óleo quente e escorra em papel absorvente. Sirva com o molho.

Ganache de menta com morango



Ingredientes:

200 g de chocolate meio amargo

1 caixinha (200 g) de creme de leite

1 colher (sopa) de licor de menta

400 g de morango


Modo de Preparo:

Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os numa tigela refratária. Leve ao fogo, em banho-maria, por 7 minutos, ou até derreter. Junte o creme de leite e o licor de menta e mexa delicadamente por 1 minuto, ou até o ganache ficar homogêneo. Retire do fogo. Lave e limpe os morangos e seque-os com toalha de papel. Disponha-os em taças e regue com o ganache. Se preferir, mergulhe os morangos no ganache no momento de servir, no estilo fondue.


Dicas:


Creme versátil: de origem francesa, o ganache pode ser usado para decorar sobremesas e em coberturas ou recheios de bolos ou tortas. Nesta sobremesa, ganha uma versão prática e deliciosa ao ser combinado com morangos. Fonte: Revista Água na Boca

Batata gratinada

Ingredientes:
1 cebola média picadasal a gosto
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 lata de creme de leite
1/2 xícara (chá) de queijo mineiro ralado
500 g de batata descascada e em rodelas regulares
1 colher (sopa) de farinha de trigo pimenta-do-reino a gosto
1 lata de sardinha no azeite
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo: Coloque as batatas em um refratário alto com 1/2 xícara (chá) de água, tampe e leve ao microondas por 9 minutos em potência alta. Depois, retire-as do forno, escorra e passe para um refratário baixo. Amasse a sardinha com um garfo e espalhe-a sobre as batatas.
Em um outro refratário pequeno, coloque a manteiga e leve ao forno por 40 segundos em potência alta para derreter. Junte o creme de leite, a farinha, a cebola e a salsa, tempere com sal e pimenta e despeje sobre as sardinhas. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno por 5 minutos em potência média.

Bisteca grelhada



Ingredientes:


6 bistecas suínas (650g)


2 ramos médios de salsinha


2 ramos médios de alecrim


2 ramos médios de manjerona


2 ramos médios de orégano fresco


7 colheres (sopa) de óleo


1 cebola média em rodelassal a gosto


Modo de Preparo: Faça um buquê com a salsinha, o alecrim, a manjerona e orégani fresco. Em uma panela, aqueça 6 colheres (sopa) de óleo, junte as bistecas temperadas com sal e frite-as até dourar levemente. Acrescente a cebola e deixe refogar, mexendo de vez em quando até murchar. Acrescente o buquê de ervas e 2 litros de água e tampe a panela.


Deixe cozinhar por 20 minutos, ou até as bistecas ficarem macias. Retire as bistecas e despreze os temperos. Em uma frigideira, aqueça o restante do óleo e grelhe as bistecas, duas de cada vez, até dourar uniformemente. Distribua as bistecas nos pratos e sirva a seguir. Fonte: Revista Água na Boca


quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Pernil Assado com Farofa

Ingredientes:
4 kg de pernil suíno
1 xícara(s) (chá) de suco de limão
6 dente(s) de alho
1/2 maço(s) de salsinha picada(s)
2 folha(s) de louro
10 folha(s) de manjericão
2 colher(es) (sopa) de alecrim
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
Acompanhamento:
1 unidade(s) de lingüiça calabresa defumada picada(s)
1/2 xícara(s) (chá) de óleo de soja
3 dente(s) de alho picado(s)
1 lata(s) de milho verde
4 unidade(s) de ovo cozido
quanto baste de salsinha picada(s)
1 unidade(s) de cebola picada(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
500 gr de farinha de mandioca crua


Modo de preparo:
1 - Limpe a carne, retirando o excesso de gordura, fure com uma faca de ponta, para que o tempero penetre melhor e coloque-o na assadeira. Cubra com todos os temperos, esfregando-o bem, por toda a carne. Deixe-o no tempero por, pelo menos, 12 horas. O melhor é temperar de véspera e deixar na geladeira, coberto, até a hora de assar.
2 - Cubra a assadeira com papel alumínio, com o lado brilhante do papel voltado para a carne e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus. Existe um cálculo básico para o tempo de cozimento coberto, em forno médio: 1 hora, mais 30 minutos para cada quilo do peso da carne. Por exemplo, no caso do pernil de 4 quilos: 1 hora mais 4 x 30 minutos = 3 horas de cozimento coberto. Quando descobri-lo, verifique com um garfo se está macio e vire-o.
3 - Deixe-o no forno, até que esteja de um dourado marcante, quase marron, regando com o caldo que fica na assadeira. Não deixe esse caldo secar totalmente, pois constitui um ótimo fundo para o molho, se quiser preparar sanduíches, ou mesmo para servir com o pernil, pois concentra nele todo o sabor da carne e temperos. Nesse caso, desengordure-o um pouco, junte meia xícara (chá) de água, ou mais, se estiver salgado, e engrosse-o com um pouco de amido de milho (2 colheres chá, ou um pouco mais).
Acompanhamento:1 - Em uma panela ou frigideira funda, refogue a lingüiça no óleo.
2 - Acrescente a cebola, picada finamente e o alho picado e deixe refogar até que a cebola esteja transparente. Junte o milho verde e refogue mais uns 5 minutos, para que o milho absorva o sabor dos outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta a gosto.
3 - Coloque a farinha e mexa bem, até que a farinha doure. Prove e acerte os temperos. Por último, pique os ovos e a salsa, bem miúda, coloque sobre a farofa e misture, bem.
Dicas:1 - Tente modificar os ingredientes do tempero a seu gosto. Experimente, no lugar do limão usar vinagre de vinho branco, vinho branco seco ou até mesmo cerveja. No lugar da pimenta do reino use a pimenta calabresa. Varie as ervas. Não tenha medo de ousar. Faça a sua receita. Algumas vezes, pode não ficar tão bom, mas, com a prática, perceberá que não é tão difícil.
2 - Para se certificar de que o pernil está cozido, introduza profundamente uma faca de ponta, na parte onde o pernil é mais largo. Se sair água com sangue, meio rosada, o pernil ainda não está cozido. É muito importante que o pernil esteja totalmente cozido, antes de serví-lo.
3 - Se for fazer apenas parte da peça, que caiba em uma frigideira, outra alternativa é aquecer bem uma frigideira grossa e fritar o pedaço de carne e, depois, colocá-lo no forno a 180º, por uma hora mais 35 minutos por cada meio quilo de pernil.
4 - Da mesma maneira com que se faz o pernil, pode-se fazer a paleta, isto é, o pernil dianteiro. Apesar de ter mais nervos, a paleta é uma boa opção quando não tem necessidade de uma peça muito grande. Nesse caso, aumente o tempo de cozimento coberto, para que fique mais macio.
5 - Além da farofa, são bons acompanhamentos para o pernil, maçãs - em forma de purê, molho ou assadas juntamente com o mesmo - e outras frutas, como pêssegos, ameixas ou abacaxi, que podem decorar o prato.
6 - Batatas coradas: leve ao fogo a quantidade necessária de batatas, com casca. Retire-as quando estiverem cozidas, mas não ainda muito moles. Passe manteiga, ou a gordura que solta do pernil, e sal em cada uma delas e junte-as ao pernil, assim que descobrí-lo. Deixe-as dourar de um lado para depois virá-las.

Panetone Fácil

Ingredientes
- 3 ovos - 3/4 xícara de suco de laranja - 1/2 xícara de leite - 1/2 xícara de margarina - 2 xícaras rasa de açúcar - 600 g de farinha de trigo - 1 envelope de fermento granulado próprio para pão - 1 colher de sobremesa de essência de panetone - 1 xícara de damascos picados envolvidos em farinha - 1/2 xícara de nozes picadas

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o fermento e a farinha, reserve. Bata no liquidificador os ovos, o suco, o leite, a margarina e o açúcar. Despeje em uma tigela, coloque a farinha reservada aos poucos, a essência e misture com uma colher. Coloque o damasco e as nozes, misture bem. Coloque para crescer nas formas próprias para panetone por 1 hora ou até dobrar de volume. Depois, leve para assar por 35 minutos mais ou menos. Rende 3 panetones de 500 g. As frutas ficam a gosto de cada um, basta usar a criatividade.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Brigadeirão

Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Doces
Subcategorias: Mousses e Pudins
Rendimento: 6 porções

Na hora do aperto, esta receita de brigadeirão vai salvar a sua pele. É muito rápida e simples de preparar. Todo mundo gosta muito!

1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de creme de leite
1 xícara(s) (chá) de chocolate em pó
1 colher(es) (sopa) de manteiga
3 unidade(s) de ovo

Bata todos os ingredientes no liqüidificador. Coloque em um refratário untado com manteiga. Leve ao microondas em potência máxima por 10 minutos. Enfeite com chocolate granulado e leve à geladeira até esfriar.

Mousse de Chocolate Ao Caramelo

Tipo de Culinária: França

Categoria: Doces

Subcategorias: Mousses e Pudins

Rendimento: 8 porções


200 gr de chocolate em pó

1 lata(s) de creme de leite1

1/2 copo(s) de água

2 envelope(s) de gelatina incolor sem sabor

2 1/2 xícara(s) (chá) de chantilly

250 gr de açúcar

Caramelize o açúcar em uma panela, em seguida misture o chocolate ao creme de leite e jogue no caramelo. Acrescente 01 copo de água e deixe ferver, polvilhe a gelatina em 1/2 copo de água e deixe hidratar. Acrescente na mistura quente e deixe esfriar, Bata o chantilly e misture ao creme de chocolate. Leve para gelar. Sirva.

Calda
Dissolver bem o açúcar na água antes de levar a calda ao fogo. Não mexer muito a calda depois que ela levantar fervura.

Mousse de Pêssego

Tipo de Culinária: França

Categoria: Doces

Subcategorias: Mousses e Pudins

Rendimento: 12 porções


1 lata(s) de pêssego em calda

1 vidro(s) de leite de coco

1 lata(s) de creme de leite

1 envelope(s) de gelatina incolor sem sabor

1/2 xícara(s) (chá) de água

4 colher(es) (sopa) de açúcar
quanto baste de óleo de soja


Sadia
Dissolva a gelatina em pó em 0.5 xícara (chá) de água (banho maria ou microondas - potência máxima por 50 segundos). No copo do liquidificador, coloque os pêssegos (reserve 2 para decorar), quase toda a calda do pêssego (vai depender da cremosidade que você quer para seu mousse), leite de côco, açúcar, creme de leite, e a gelatina dissolvida. Bata tudo e coloque em refratário untado com óleo vegetal. Deixe de 2 a 3 horas na geladeira. Depois de firme, decore o mousse com pêssegos cortados em fatias. Sirva em seguida.

Torta de Champagne

Tipo de Culinária: França

Categoria: Doces

Subcategorias: Mousses e Pudins

Rendimento: 6 porções


170 ml de champagne40 ml de grand marnier160 gr de açúcar
4 unidade(s) de gema de ovo6 folha(s) de gelatina incolor sem sabor1 litro(s) de creme de leite fresco batido(s)Calda
500 gr de framboesa50 gr de açúcar
Cobertura
500 gr de geléia de damasco1 gotas de corante alimentício vermelhoMontagem
1 unidade(s) de pão-de-ló redondo fatiado(s) em discos1/2 xícara(s) (chá) de framboesa
Cozinhe o açúcar com um pouco de água a uma temperatura de 121ºC. Utilize um termômetro para acompanhar o ponto certo. Assim que atingir esta temperatura, despeje sobre as gemas batidas na batedeira. Deixe bater até a mistura ficar bem clara e leve. Junte o Grand Marnier, o champagne e a Gelatina derretida em microondas. Acrescente o creme de leite batido mexendo sempre.

Calda
Bata as framboesas no liqüidificador com o açúcar e em seguida peneire para retirar as sementes. Reserve.

Cobertura
Misture a geléia de damasco com o corante e reserve.

Montagem
Em um aro de inox (4,5cm de altura), coloque um disco de pão-de-ló de diâmetro ligeiramente inferior ao aro. Molhe com a calda de framboesas. Recheie o aro de inox, com o creme de champagne e ovos até a metade. Coloque sobre este creme, as framboesas inteiras. Cubra com um outro disco de pão-de-ló molhado. Alise o resto da mousse de champagne e guarde no freezer por uma hora. Coloque a geléia de damasco com o corante sobre a torta. Retire o aro. Aplique placas de chocolate marmorizado nas laterais do bolo. Enfeite com uma guirlanda de frutas vermelhas no topo da torta. Sirva fresco.

Torta salgada diferente

Tipo de Culinária: Culinária Popular

Categoria: Café da manhã/lanches/festas

Subcategorias: Tortas salgadas

Rendimento: 15 porções

Esta torta salgada é interessante porque, diferente de outras tortas, não vai fermento na receita. Também é muito prática porque o recheio é só picar e colcoar para assar junto com a massa. Experimente!


Massa
1 1/2 copo(s) de requeijão

3 unidade(s) de ovo50

gr de queijo ralado

2 copo(s) de farinha de trigo200 gr de maionese

Recheio
1 unidade(s) de cebola picada(s)2 dente(s) de alho picado(s)1 unidade(s) de pimentão vermelho picado(s)1 unidade(s) de tomate picado(s)1 unidade(s) de pimentão verde picado(s)2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)2 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s)100 gr de azeitona preta picada(s)1 colher(es) (sopa) de orégano1 lata(s) de milho verdequanto baste de salquanto baste de pimenta-do-reino branca


Massa
No liqüidificador, dê uma leve batida nos ovos e, em seguida, acrescente todos os ingredientes, sendo primeiro os líquidos. Bata até misturar bem.

Recheio
Misture a cebola picada alho picado tomate picado, pimentão verde picado, pimentão vermelho picado, salsinha picada cebolinha verde picada, azeitonas pretas picadas, orégano, sal e pimenta do reino. E reserve.

Montagem
Coloque metade da massa, em seguida, o recheio e a outra metade da massa. Asse em fogo médio.

Doce de banana

Tipo de Culinária: Culinária Popular

Categoria: Doces

Subcategorias: Docinhos / quitandas

Rendimento: 20 porções

Não tem doce mais caseiro do que doce de banana. Esta receita é muito simples de fazer e lembra aquelas compotas deliciosas que compramos em casas especializadas.


12 unidade(s) de banana500 ml de água

550 gr de açúcar


quanto baste de cravo-da-índiaquanto baste de canela-da-china em pó


Descasque as bananas e reserve a casca de duas delas. Coloque o açúcar, a água, o cravo e a canela em uma panela em fogo alto. Quando levantar fervura, coloque a banana picada. Acrescente as cascas previamente lavadas à mistura. Abaixe o fogo ao mínimo possível. O cozimento deve ser interrompido no momento em que o doce estiver na cor e consistência desejadas. Isso leva umas 3 horas, para essa quantidade. De vez em quando você deve observar e retirar o excesso de espuma que a fervura forma. Isso evitará o efeito puxa-puxa, característico em alguns doces desse tipo.

Bolinho de Banana

Tipo de Culinária: Culinária Popular

Categoria: Doces

Subcategorias: Docinhos / quitandas

Rendimento: 20 porções


6 unidade(s) de banana2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

1 xícara(s) (chá) de açúcar
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

1 unidade(s) de ovoquanto baste de leite


Amasse as bananas, coloque todos ingredientes, menos o leite que só será colocado caso a massa estiver dura. Frite as colheradas no óleo quente, coloque no papel absorvente e jogue açúcar com canela por cima.

Bolinho Caipira

Tipo de Culinária: SudesteCategoria: Café da manhã/lanches/festas

Subcategorias: Salgadinhos

Rendimento: 30 porções
Massa
1/2 kg de farinha de milho amarela1 1/2 litro(s) de água1 tablete(s) de caldo
de carne4 colher(es) (sopa) de óleo de soja
Sadia 2 colher(es) (sopa) de farinha de mandioca cruaRecheio
400 gr de coxão-mole moído(s)quanto baste de cebola picada(s)quanto baste de alho amassado(s)quanto baste de salsinha picada(s)quanto baste de cebolinha verde picada(s)quanto baste de salquanto baste de pimenta-do-reino branca
Massa
Em uma vasilha, junte as farinhas e, com as mãos, misture-as até desmanchar todos os grumos. Adicione o óleo e reserve. Ferva a água com o tablete de caldo de carne. Junte as farinhas reservadas e misture bem, deixando cozinhar por 2 ou 3 minutos, mexendo sempre até obter uma massa macia, lisa e homogênea (tipo uma polenta).

Recheio
Misture todos os ingredientes .

Montagem
Separe uma pequena porção da massa e achate-a na palma da mão. Coloque dentro um pouco do recheio e feche com a própria massa dando o formato de um croquete. Enrole enquanto a massa estiver morna. Não a deixe esfriar. Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo quente, aos poucos, de maneira que fiquem cobertos pelo óleo. Escorra-os em papel absorvente. Sirva-os quentes.

Cozinha judaica: latkes com borsht gelado


“Cozinha judaica contemporânea mescla bom gosto caseiro e sofisticação”. A frase é do crítico de gastronomia Josimar de Melo e é seguida à risca pelo AK Delicatessen, um bistrô que serve pratos e petiscos típicos. O restaurante agrada gostos diversos e popularizou alguns dos pratos judeus com toques bem brasileiros. É o caso do borsht, uma das bebidas servidas, e o latkes, ou bolinho de batata. Acompanhe abaixo as duas receitas. E, depois, aproveite o clima étnico para conhecer o passo-a-passo de uma salada de tomate com sumac e arak, do restaurante Arabia.




Latkes com borsht gelado


Rendimento: duas pessoas


Ingredientes para os latkes (bolinhos de batata)


1, 7 kg de batata pré-cozida e descascada


500 g de cebola grande picadinha


3 ovos


50 g de farinha de trigo ou batata amassada bem cozida


10 g de salsa e dill picados


10 g de cebolinha picada


30 g de queijo parmesão ralado


1 colher de sobremesa de fermento em pó


Óleo de milho para fritar


Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto



Modo de preparo


Para cozinhar as batatas, leve-as ao fogo com casca, ferva por três minutos, desligue, escorra a água e deixe esfriar. Depois, rale 2/3 das batatas já descascadas no ralo grosso e 1/3 no ralo fino. Em seguida, misture a cebola picadinha (deixe-as no escorredor de macarrão e aperte-as para escorrer a água), acrescente o sal, a pimenta, noz moscada a gosto, os ovos, a farinha, e o fermento.


Esquente bem o óleo e frite colheiradas da mistura, tire da frigideira e coloque em papel toalha. Para servir, acrescente salsa, dill, cebolinha e parmesão a gosto


Ingredientes para o borsht


500 g de beterrabas cruas sem casca


300 g de cenoura 250 g de tomate sem pele e sem semente


150 g creme de leite


1 limão tahiti (suco) Dill (endro) para enfeitar


Açúcar e sal a gosto


Modo de preparo


Numa panela, cubra os legumes com água e cozinhe até a beterraba ficar macia. Coe, armazenando a água do cozimento. Bata os legumes com 200ml da água do cozimento e o creme de leite. Peneire 80% e deixe 20% em caldo grosso. Tempere com açúcar, limão e sal e enfeite com o dill picadinho.


Finalização


Coloque o borsht gelado em copo ou bowl ao lado dos latkes, em travessa de serviço, e sirva imediatamente.