quinta-feira, 16 de julho de 2009

Torta rústica de morango



Ingredientes

Para o recheio
600 g de morango
4 xícaras de leite
5 colheres (sopa) de maisena
1/2 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de amêndoa
4 gemas ligeiramente misturadas
1/3 de xícara de amêndoa torrada e partida ao meio para decorar
2 colheres (sopa) de rum para regar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Para a massa
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 gema
1/3 de xícara de água


Modo de preparo

Prepare o recheio
Retire o cabinho dos morangos e corte-os ao meio (conserve alguns inteiros e com o cabo para decorar). Reserve.
Em uma panela, leve todos os ingredientes, exceto os morangos, ao fogo médio, mexendo sempre, por cinco minutos ou até engrossar. Deixe esfriar em uma vasilha coberta com filme plástico aderido à superfície.
Prepare a massa
Em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma farofa. Transfira para uma superfície polvilhada com farinha e amasse bem. Com um rolo, abra a massa até que fique com 5 mm de espessura. Com ela, forre uma fôrma de 30 cm de diâmetro, mantendo as bordas viradas para fora. Ajeite o fundo. Amasse um pedaço grande de papel-alumínio formando uma bola achatada com 20 cm de diâmetro e coloque-a no centro da massa. Vire as bordas para dentro, sobre o papel-alumínio. Leve ao forno quente (200 ºC), preaquecido, por 25 minutos ou até as bordas dourarem ligeiramente. Retire o papel-alumínio e leve ao forno por mais 15 minutos ou até dourar o centro da massa. Deixe esfriar sobre uma grade. Recheie com o creme e cubra com os morangos, dispondo os inteiros por cima. Distribua as amêndoas, regue com o rum, polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva. Rende 12 fatias.

Carolinas recheadas de doce de leite com cobertura de chocolate



Ingredientes

2 xícaras de água
1/2 xícara de manteiga
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
6 ovos grandes
1 xícara de nozes bem moídas
1 receita de creme de confeiteiro básico
340 g de chocolate meio amargo picado
10 colheres (sopa) de leite


Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo alto a água, a manteiga, o sal e o açúcar até ferver. Retire do fogo, acrescente a farinha e misture rapidamente com uma colher de pau. Leve de volta ao fogo, sem parar de mexer, por 30 segundos ou até que a mistura se desprenda do fundo da panela. Transfira para uma tigela e adicione os ovos, um por vez, batendo bem com uma colher de pau, até obter uma massa homogênea. Junte as nozes. Em uma assadeira, forme as carolinas com 1 1/2 colher (sopa) da massa para cada uma. Leve ao forno moderado 180 °C), preaquecido, por 45 minutos ou até crescer e dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Corte as carolinas ao meio, no sen tido horizontal, recheie com o creme de confeiteiro e reserve. Em uma panela pequena, leve o chocolate com o leite ao fogo baixo, mexendo sempre, por cinco minutos ou até derreter o chocolate. Arrume as carolinas recheadas em pequenos pratos de sobremesa com pé, despeje a calda de chocolate por cima e sirva. Rende 48 carolinas.

Minibolo invertido de cupuaçu

Minibolo invertido de cupuaçu

Ingredientes

3 XÍCARAS DE POLPA DE CUPUAÇU CONGELADA
1 1/2 XÍCARA DE AÇÚCAR MANTEIGA PARA UNTAR

PARA A MASSA
1/2 XÍCARA DE MANTEIGA
1/2 XÍCARA DE AÇÚCAR
3 OVOS
1 COLHER (CHÁ) DE ESSÊNCIA DE BAUNILHA
1 1/2 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO
1 COLHER (CHÁ) DE FERMENTO EM PÓ
1/2 COLHER (SOPA) DE LEITE
TIRINHAS DE LIMÃO PARA DECORAR


Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo médio a polpa de cupuaçu e o açúcar, mexendo às vezes, por 20 minutos ou até engrossar. Distribua entre oito forminhas para bolo com 5 cm de diâmetro untadas com manteiga.

PREPARE A MASSA
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre. Adicione a baunilha, a farinha, o fermento e o leite e apenas misture. Distribua entre as forminhas reservadas até atingir três quartos da altura e leve ao forno quente (200 oC), preaquecido, por 20 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar e desenforme. Decore com tirinhas de limão e sirva.

Pizza enrolada




Ingredientes
1 envelope de fermento biológico seco
2/3 de xícara de leite morno
4 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de queijo mussarela picado
2 xícaras de presunto cozido picado
1/2 colher (sopa) de orégano
Sal a gosto

Modo de preparo
Em uma tigela, dissolva o fermento no leite, junte o óleo e misture bem. Adicione a farinha e misture até obter uma massa homogênea. Em uma superfície polvilhada com farinha, sove até que fique lisa e elástica. Deixe crescer em uma tigela untada com óleo, coberta com um pano, por uma hora ou até dobrar de volume. Volte a massa para a superfície enfarinhada e abra com um rolo até obter um retângulo de 30 x 40 cm. Em uma tigela, junte o queijo, o presunto e o orégano. Espalhe sobre a massa e tempere com sal. Enrole pela lateral e corte em fatias. Em uma assadeira untada com óleo, disponha as fatias e leve ao forno moderado (180 oC), preaquecido, por 30 minutos ou até dourarem. Sirva a pizza quente. Rende 10 fatias.


Fonte: Revista Claudia

Várias geléias

Geleia de morango

750 g de morango lavado,
sem o cabinho
2 colheres (sopa) de suco de limão
750 g de açúcar

Corte os morangos ao meio e coloque-os em uma panela. Junte o suco de limão e o açúcar. Misture e leve ao fogo baixo, mexendo às vezes, ou até o morango soltar líquido. Aumente o fogo e, quando começar a ferver, deixe cozinhar, mexendo às vezes, por mais 15 minutos. Durante o cozimento, retire a espuma que se formar na superfície com uma escumadeira. Verifique o ponto mergulhando uma espátula na geleia, que deverá estar consistente, demorando a escorrer. Retire do fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar. Rende 3 xícaras. Na geladeira, dura até duas semanas.


Geleia de maçã

1,5 kg de maçã vermelha, não muito madura
3 xícaras de água
3 xícaras (540 g) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão

Retire as duas extremidades das maçãs, sem descascar e sem tirar as sementes. Corte as maçãs em pedaços pequenos e coloque numa panela com a água. Tampe e deixe ferver em fogo alto. Abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que as maçãs fiquem bem macias. Passe essa mistura por um pano fino, para coar o líquido (desprezando a polpa da maçã). Numa panela, adicione o líquido coado, o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo até atingir o ponto de geleia. Retire a espuma, deixe amornar e transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geleia de laranja

13 laranjas-da-baía cortadas em pedaços
4 xícaras (720 g) de açúcar
Casca de 3 laranjas-pera raladas fino
Caldo de 1 limão

Numa panela, coloque todos os ingredientes. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até dar ponto de geleia (Para testar, coloque um pires vazio no freezer por alguns minutos. Retire um pouco da geleia e derrame no pires gelado. Leve novamente ao freezer por dois minutos. Ao inclinar o pires, a geleia não deverá escorrer). Deixe amornar e transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geleia de laranja e maçã

6 maçãs sem casca
3 colheres (sopa) de suco de limão
3 xícaras de açúcar
4 xícaras de suco de laranja-pera (12 laranjas)
1 colher (chá) de essência de baunilha
15 cravos

Corte as maçãs em fatias finas. Regue-as com o suco de limão e reserve. Leve ao fogo médio o suco de laranja com o açúcar até ferver. Acrescente a maçã, a essência de baunilha e os cravos. Cozinhe por 45 minutos, mexendo às vezes, até a maçã se desmanchar. Continue cozinhando por mais uma hora ou até a mistura ficar espessa (Coloque algumas gotas num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto). Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geleia de limão

4 xícaras de limões sem semente cortados bem fino
3 litros de água
9 xícaras de açúcar

Numa panela, leve ao fogo médio as fatias de limão e a água até ferver. Deixe cozinhar por mais 20 minutos ou até que as fatias de limão estejam macias. Escorra, reservando o líquido e as fatias de limão separadamente. Ao líquido, junte água suficiente até atingir 3 litros. Volte o líquido e as fatias de limão à panela. Acrescente o açúcar. Deixe levantar fervura novamente e cozinhe rapidamente até que obter uma calda grossa (Coloque algumas gotas num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto. Ao inclinar o pires, a geleia não deverá escorrer). Deixe amornar, transfira para potes de vidro esterilizados quentes e tampe bem.

Geleia de uva preta

1 kg de uva preta
4 xícaras de água
5 xícaras de açúcar

Numa panela, coloque as uvas e cubra com a água. Leve ao fogo, tampe a panela e deixe cozinhando até levantar fervura. Passe por uma peneira, espremendo bem as uvas para extrair o suco (deve render aproximadamente 6 1/2 xícaras). Volte o suco para a panela, acrescente o açúcar e mexa bem. Leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando, somente até dissolver o açúcar. Retire o excesso de espuma que se forma na superfície. Continue cozinhando até obter o ponto da geleia (Coloque algumas gotas num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto. Esse processo leva mais ou menos uma hora e 15 minutos). Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geleia de manga e suco de laranja

2,5 kg de manga madura
6 xícaras (1 kg) de açúcar
1 xícara de suco de laranja-pera
2 colheres (chá) de casca de laranja ralada

Descasque as mangas, retire os caroços e corte-as em pedaços. Numa panela, coloque as frutas, o açúcar, o suco e as cascas de laranja. Cozinhe em fogo moderado por uma hora ou até que fique no ponto de geleia (Coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto). Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados.

Geleia de jabuticaba

2 xícaras de suco de jabuticaba
2 xícaras de açúcar

Numa panela, misture o suco de jabuticaba com o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe mexendo até começar a engrossar (Coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto. Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geleia de pêssego

1 1/2 kg de pêssego
2 laranjas
4 colheres (de sopa) de suco de limão
3 1/2 xícaras de açúcar

Descasque os pêssegos, retire o caroço e corte em fatias. Rale a casca das laranjas e retire toda a membrana branca. Corte a polpa da fruta bem fino. Numa panela, leve ao fogo médio o pêssego, a casca e a polpa da laranja, o suco de limão e o açúcar até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre, por 30 minutos ou até que se forme uma calda grossa e as fatias de pêssego estejam transparentes. Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geleia de abacaxi

1 abacaxi de 1 kg
1 1/2 xícara (270 g) de açúcar
1/4 de xícara de suco de limão
1 colher (sopa) de hortelã picada

Descasque o abacaxi e bata a polpa no liquidificador (deve
render 3 xícaras de suco). Numa panela, leve ao fogo médio o suco até ferver. Adicione o açúcar e o suco de limão e cozinhe, mexendo sempre, até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e cozinhe, mexendo às vezes, por 20 minutos ou até atingir o ponto de geleia (coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto). Junte a hortelã. Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Geleia de goiaba


1 xícara de polpa de goiaba vermelha
1/2 xícara (100 g) de açúcar cristal

Passe a polpa com as sementes de goiaba pela peneira. Coloque o suco extraído numa panela média, junto com o açúcar. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, até engrossar (Coloque uma pequena porção num pires e deixe esfriar. Quando estiver denso e não escorrer, estará pronto). Deixe amornar, transfira para potes de vidros esterilizados e tampe bem.

Como fazer geleias caseiras
Por dentro da geleia
Desde tempos remotos, a conservação dos alimentos sempre foi uma preocupação da humanidade. A técnica utilizada para fazer geleia é um capítulo importante dessa história, pois foi criada para preservar diferentes tipos de fruta. Em geral, as geleias duram até duas semanas se forem armazenadas em vidros hermeticamente fechados na geladeira.

• É possível fazer geleia com pedaços de frutas ou com a polpa batida e passada por uma peneira, para ficar mais transparente.
• Existe geleia de uma infinidade de frutas, mas algumas são melhores por conter maior quantidade de pectina – substância natural que dá consistência à preparação –, como maçã, laranja, limão e uva
você encontra receitas com essas frutas e também com manga, jabuticaba, pêssego e abacaxi).
• Muitas geleias importadas trazem no rótulo a denominação marmalade – termo criado no século 17, no reinado de Carlos II, na Inglaterra. Conta a história que sua esposa, a rainha portuguesa Catarina Henriqueta de Bragança, por sentir-se
solitária, costumava convidar as amigas para tomar chá à tarde, hábitoque teria originado o famoso chá das cinco. Nessas ocasiões, ela servia um tipo de geleia de marmelo. Hoje, as marmalades são feitas de frutas cítricas, com a casca.

fonte: http://claudia.abril.uol.com.br/receitas/3757/?pagina12

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bolo de chocolate sem farinha!!!

7 ovos
7 colheres de sopa de chocolate em pó
7 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de margarina
50 g (pacote pequeno) de coco ralado1 colher de sopa cheia de fermento em pó

Cobertura de brigadeiro mole:
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa margarina
7 colheres de chocolate em pó
50 ml de leite (rende mais)

Bata tudo no liquidificador, depois de bem batido, acrescentar o fermento só para misturar um pouco
Untar uma assadeira média com manteiga e farinha
Levar ao forno médio para assar por aproximadamente 25 minutos

Recheio:
Misturar tudo e levar ao fogo, até dissolver tudo
Depois de assado despejar por cima

Informações Adicionais
* Não é para desenformar se fizer o bolo num refratário grande ( cerca de 40x25), não dará certo pois vai se despedaçar. Corte os pedaços direto no refratário e sirva num prato de sobremesa junto com sorvete.

Fonte: tudo gostoso