quinta-feira, 1 de maio de 2008

Polenta

Ingredientes:1 cebola picada;1 dente de alho picado;300 g de fubá mimoso (para uma polenta mais mole) ou 400g (para uma polenta mais dura);2 litros de água;1 colher de sopa cheia de banha de porco (algumas pessoas usam óleo, mas realmente nem chega aos pés);sal.

Modo de fazer:

Derreta a banha e nela regogue a cebola até ficar transparente; coloque o alho para refogar e não deixe dourar. Acrescente a água fria, depois o fubá vagorasamente, mas mexendo sempre e rápido com uma colher de pau (fogo alto).
Coloque o sal com parcimônia. A polenta não pode ficar salgada, no ponto, pois vai diminuir bastante.Misturado o fubá na água, continue mexendo em forma de 8 até que, pela fervura, a polenta engrosse. A partir daí deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo freqüentemente, por volta mais ou menos de 1 hora.
Pode até ultrapassar este tempo se vc desejar uma polenta mais dura. Cuidado, ela endurece bastante quando tirada do fogo e colocada no refratário para esfriar. É aqui que ela atinge o ponto de polenta e não no fogo.
Sirva com o molho e/ou acompanhamentos de sua preferência. Depois, se vc quiser que eu partilhe com você alguns, sinta-se à vontade para pedir. Ok?