segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Benefícios dos sucos para a saúde



Nutricionalmente não se discute os benefícios dos sucos naturais quando preparados com frutas frescas, e consumidos logo após o seu preparo. As frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, componentes indispensáveis em uma alimentação saudável.

Consumir sucos de frutas naturais quando se deseja emagrecer pode não ser uma escolha correta, avaliando o aspecto calórico de algumas frutas. Um dos sucos mais popularmente servidos nos restaurantes e lanchonetes, é o suco de laranja. Uma laranja tem em média 50 Kcal e para um copo de suco natural utiliza-se 4 a 5 laranjas. Por isso, o valor calórico deste suco fica entre 200 a 250 Kcal, uma cifra significativa.

Em uma dieta de emagrecimento um copo de suco sacia muito menos do que o consumo das frutas in natura, pois dispensa grande parte das fibras no preparo e algumas pessoas até coam o suco antes do seu consumo, uma atitude bastante equivocada.

Para que o suco de frutas possa estar presente em uma alimentação que busca a redução de peso e controle calórico, uma dica é optar por consumir os sucos menos calóricos como os sucos de limão, morango, melancia, melão e abacaxi. O preparo deve ser sem açúcar ou com adoçantes artificiais, e de preferência diluídos em água. Assim se aproveita o valor nutritivo da fruta sem comprometer a balança.

Não devemos substituir rotineiramente as refeições principais por sucos. Uma dieta equilibrada necessita de todos os nutrientes e os sucos não conseguem fornecê-los adequadamente.

Ana Flávia Pinheiro - Nutricionista CRN 1004

Fonte: www.portaldocoracao.com.br

Algumas receitas extraída do site da revista Boa Forma (www.boaforma.abril.com.br):

Suco desintoxicante de cenoura, repolho e maçã

A cenoura possui antioxidantes, reparadores dos danos causados pelos radicais livres, e freia o envelhecimento precoce.


5 cenouras
¼ de repolho verde pequeno
½ maçã

Calorias aproximadas por copo:193

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoçante
(prefira estévia) até atingir a consistência desejada.


Suco energético de cenoura e beterraba
A cenoura combate os níveis de colesterol ruim e diminui o cansaço. O betacaroteno, antioxidante natural, presente na cenoura, ajuda na manutenção do bronzeado e previne o envelhecimento. Já a beterraba, desintoxica o fígado.

4 cenouras + 1 beterraba, com as folhas verdes

Calorias aproximadas por copo: 162

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoçante
(prefira estévia) até atingir a consistência desejada.

Suco energético com gengibre
A cenoura ajuda a reduzir o nível do colesterol ruim e a diminuir o cansaço. Além de prevenir o envelhecimento, reparando os danos causados pelos radicais livres, e atuar no metabolismo de gorduras.

1 pedaço de gengibre + 1 maçã descascada + 1 limão inteiro (polpa e casca)
+ 2 laranjas
+ 4 cenouras
Calorias aproximadas por copo: 162

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoçante (prefira estévia) até atingir a consistência desejada.

Bebida esportiva
O suco supre as necessidades de água, como também abastece o organismo com açúcares naturais e minerais vitais, que são perdidos durante os exercícios.

¼ de pepino
½ maçã
1 fatia de limão (com casca)
+ ¼ de talo de aipo
+ ½ litro de água mineral
Calorias aproximadas por copo: 162

Modo de fazer
Passe em uma centrífuga o pepino, o aipo e a maçã. Despeje o líquido em uma garrafa esportiva ou térmica. Acrescente a água mineral e o limão. Agite e beba!


Suco exterminador de celulite

Essa receita evita a indesejável celulite. A maçã e a hortelã eliminam as toxinas do tecido adiposo. A toranja, que tem alta concentração de vitamina C, é excelente para o funcionamento do sistema linfático. O aipo, a maçã e a pêra também ajudam a limpar os tecidos subcutâneos e melhoram a função renal.

1 maçã
¼ de toranja*
Algumas folhas de hortelã

+ 1 pêra
+ 2 talos (sopa) de aipo
+ 4 cubos de gelo

Modo de fazer
Passe na centrífuga a maça, a pêra, a toranja e o aipo. Coloque o suco em um copo com o gelo e salpique a hortelã picada.

* A toranja ou grapefruit é uma fruta exótica, nativa do sudeste da Ásia e comum nos trópicos asiáticos. É parente das laranjas e outros cítricos, mas de espécie diferente.