segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Chips crocantes e outras receitas de petiscos


SHÂMIA SALEM - Colaboração para o UOL

Estima-se que quem trabalha em período integral, principalmente diante do computador, consome cerca de 300 calorias a mais por dia. Se você acha que esse não é o seu caso, observe, no fim do expediente, a quantidade de papéis de balas, chicletes, biscoitos, chocolates e afins na sua lixeira. "Os ataques de gula geralmente acontecem à tarde, quando cai a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Em busca dessa sensação, muita gente acaba apelando para alimentos ricos em açúcar, sal e gordura, que, ao longo de um ano, podem colaborar para o acréscimo de até cinco quilos na balança", afirma a nutricionista Camila Duran, de Campinas, interior de São Paulo.
Chips de batata, abobrinha e beterraba criados por Lucília Diniz: alternativa aos salgadinhos industrializados

Mas não é só a estética que sai prejudicada com os belisquetes. "Se alimentar mal no trabalho pode comprometer o desempenho, a energia e a disposição", avisa o médico Nestor Schor, professor de nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O primeiro passo para parar de petiscar é manter a fome sob controle. Para isso, basta comer a cada três horas e seguir uma dieta variada e balanceada. Outras estratégias incluem tomar dois litros de líquidos por dia, já que é comum confundir sede com fome, e escolher alimentos ricos em fibras. "Frutas com casca ou desidratadas, barras de cereais e produtos em versão integral prolongam a saciedade, assim como as proteínas magras, caso do iogurte desnatado e do queijo minas light, por exemplo", lista a mestre em nutrição Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Para não exagerar na dose, sempre que possível escolha produtos embalados individualmente e leve para o escritório receitas magrinhas feitas em casa, como estas:

Chips crocantes de batata: Corte uma batata média em rodelas extremamente finas e coloque em uma tigela com água e gelo por 15 minutos. Seque uma a uma em um pano limpo e distribua no prato do micro-ondas revestido com filme-plástico, deixando uma batata longe da outra. Salpique sal e leve ao micro-ondas por quatro minutos, retire, vire os chipes de lado, e coloque por mais quatro. Para finalizar, ponha no forno convencional por 10 minutos. A porção soma cerca de 65 calorias. É possível fazer os chips usando abobrinha ou beterraba, nesse caso não é preciso colocar na água antes de ir ao micro-ondas.

Tirinhas de maçã: Corte uma maçã verde em fatias finas, coloque-as sobre um papel absorvente e leve ao micro-ondas por dois minutos de cada lado. Polvilhe canela e adoçante em pó. Rende mais de 30 tirinhas, cada uma com cerca de 4 calorias.

Mix de hortaliças: Corte cenoura, pepino e salsão em palitos de cinco centímetros e, na hora do consumo, molhe-os em molho pronto light para salada. Cada unidade tem menos de 4 calorias.

Peito de peru light crocante: Embrulhe uma fatia de peito de peru em papel absorvente e leve ao micro-ondas por dois minutos. Fica crocante como um salgadinho de pacote, mas com apenas 15 calorias por unidade.

Rolinho de abobrinha Corte uma abobrinha em fatias finas, grelhe-as sem óleo e espere esfriar. Espalhe uma colher de chá de cream cheese light, coloque meia fatia de blanquet de peru light e enrole. Prenda com um palito de dentes. Rende oito unidades, cada uma com menos de 10 calorias.

Patê de rúcula Bata no liquidificador 4 colheres de sopa de rúcula com 1 de alho-poró, 1 de cebolinha, 1 xícara de chá de tofu, sal e noz-moscada a gosto e um fio de azeite. Cada colher de sopa soma cerca de 8 calorias. Coma com biscuit integral, kani kama ou palitos de erva-doce.

Bolinhas de canela: Em uma tigela, misture 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo integral com fermento, 1 colher de chá de canela em pó, 6 colheres de sopa de adoçante próprio para ir ao fogo e 4 de margarina light. Faça bolinhas com as mãos, pressione o centro com o polegar e leve para assar por 10 minutos. Espere esfriar e recheie o centro com 1 colher de café de geleia diet. Rende 40 biscoitos, cada um com mais ou menos 20 calorias cada.

Bolo de mel: Na batedeira, bata 1 xícara de chá de mel e 3 colheres de sopa de manteiga light. Adicione 3 ovos, 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral e 1 ½ colher de sopa de fermento em pó. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar por 40 minutos. Quando esfriar, corte em 40 partes, cada um com 40 calorias, em média.

Misto quente picante: Umedeça duas fatias de pão de fôrma integral light no leite desnatado, recheia-as com duas fatias de presunto magro, duas de mussarela light e uma pitada de páprica picante. Leve ao forno por quatro minutos e leve para o trabalho cortado em retângulos pequenos, cada um com cerca de 20 calorias.

Pastel enrolado: Espalhe três colheres de ricota sobre um disco de massa pronta para pastel de forno, acrescente ½ tomate sem semente picado e orégano. Enrole a massa formando um tubo frouxo e leve para assar por 15 minutos. Quando esfriar, preencha com rúcula. Cada rolinho possui cerca de 70 calorias.

Receitas fornecidas por: Lucília Diniz, autora de "O Prazer de Viver Light"; Viviane Onzi, chef do Café Nicecup; Rita Corsi, chef do Gerstein Café, ambos em São Paulo; e Alessander Guerra, autor de "Cuecas na Cozinha - Escola de Maridos & Afins".

Fonte:Uol Estilo