sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pão com fermento caseiro




Fermento caseiro para pão

A cada dia que passa o fermento caseiro amadurece, transforma o sabor e a textura do pão. Faça vários pães em dias diferentes para seguir a evolução do sabor do pão Rendimento: Para vários pães

Ingredientes

2 xícaras de água mineral ou água filtrada fervida e esfriada
2 xícaras de farinha de trigo intregral
8 uvas passas pretas
4 amêndoas
1 envelope de fermento biológico desidratado
1 vasilha de plástico com tampa

Modo de preparo

Aqueça a água por um minuto no forno de micro-ondas, misture a farinha, as passas e as amêndoas. Polvilhe o fermento por cima. Em seguida misture, com um batedor de arame, até obter um creme espesso. Tampe a vasilha e coloque ao lado do fogão por ser um lugar quentinho da cozinha.

Deixe o fermento se desenvolver por 24 horas. De vez em quando abra a tampa, cheire o perfume, a essa altura o adocicado das passas deve aparecer junto com os demais cheiros.

Lembre-se que depois de utilizar uma parte do fermento é preciso alimentá-lo novamente: meia xícara de água e meia de farinha.

Para preparar um pão usando o fermento caseiro como parte dos ingredientes, veja a receita aqui a receita de Pão de centeio.

Pão de centeio com fermento caseiro
Experimente o sabor ligeiramente ácido e ao mesmo tempo adocicado dessa receita
Rendimento de 2 pães de aproximadamente 300g de massa crua cada


P.s: Prepare o fermento de acordo com as instruções que está descrita em Dicas

1 concha – 3 ou 4 colheres de sopa de fermento caseiro

1 xícara de farinha branca
2 xícaras de farinha de centeio
1 xícara de farinha integral
1 colher de sopa de fermento biológico desidratado
1 / 2 xícara de óleo de milho
1 colher de chá de sal
2 xícaras de água morna

Misture os ingredientes secos, inclusive o fermento biológico. Acrescente o fermento caseiro, a água e o óleo. Amasse primeiro com uma espátula. Em seguida trabalhe a massa até obter uma bola. Deixe essa bola de massa descansar na tigela untada com muito pouco óleo. Cubra e deixe descansar até dobrar de tamanho.

Após esse tempo, trabalhe a massa mais uma pouco esticando-a com a parte da mão próxima ao punho. Verá que ela fica cada vez mais elástica. Se achar que está um pouco seca, molhe as palmas da mão e trabalhe a massa até absorver a água.

Divida a massa ao meio e faça dois discos. Marque com um cortador de biscoito o centro de cada um dos discos. Assim o pão ficará com um desenho na parte superior depois de assado.

Espere os dois discos de massa dobrarem de volume e asse no forno muito quente por aproximadamente 20 minutos. Se quiser pincele os pães com uma gema de ovo misturada com um pouco de água.

Asse até dourar em um tabuleiro de metal polvilhado com farinha de trigo integral. Para saber se o pão está assado bata nele como se estivesse batedo em uma porta – toc-toc, o som deverá sair como se estivesse oco.


Algums dicas:

Pão assado no ponto

Para saber se o pão está assado dê um ou dois tapas fortes com a ponta dos dedos na massa. Se o barulho sair seco e oco, o pão está pronto.

Fermento biológico fresco: como dissolver
Dissolva a quantidade de fermento da receita com uma colher de chá de açúcar e duas colheres de farinha de trigo em um pouco de água tépida, na temperatura da mão, até obter uma papinha. Aguarde que a mistura de fermento duplique de tamanho antes de utilizá-la.