quinta-feira, 1 de maio de 2008

Receita Medieval

Aquí vai uma Receita Medieval de Bolacha de Noz Moscada:
NOZ-MOSCADA
Myristica fragrans

"A noz-moscada contém um grande calor e uma boa mistura (temperamento) nas suas forças. E se um homem come a noz-moscada, ela abre o seu coração, purifica a agudez (nitidez) dos seus sentidos e transmite a ele algo genial (um bom intelecto)." (PL 197, 1139 A/B) - Liber Simplicis Medicinae. Devemos usar este tempero poderoso moderadamente, no máximo a metade de uma noz-moscada por dia.
Ela entra também na receita das "bolachas com temperos ou bolachas para os nervos", que fortalecem os nervos, são contra falta de concentração, cansaço e desintoxicam o organismo.

BOLACHAS PARA OS NERVOS

Modo de preparar: misture- 45 g de noz-moscada moída - 45 g de canela da índia moída - 100 g de cravo da índia moído - 1000 g de farinha de trigo especial - 375 g de manteiga - 300 g de açúcar mascavo (de preferência) - 4 ovos - 1/2 colher de chá de sal - fermento.

Com esta massa pode-se preparar bolachas de costume e consumir diariamente 4 a 8 delas.

Elas fazem bem não somente aos adultos, como também aos estudantes, mesmo desde pequeno."... e coma estas bolachas freqüentemente e isto abafa a amargura do coração e da mente, e abre o seu coração e os seus sentidos embotados (apáticos) e torna sua mente alegre e purifica os seus sentidos e diminui em todos os maus humores, e dá ao seu sangue um bom sumo e torna-o forte.
"Durante as trevas intelectuais da Idade Média, a Igreja Católica Romana era uma insituição patriarcal sedenta de poder e rigidamente machista. Mas, mesmo assim, alguns luminares femininos conseguiram se destacar, especialmente nos países germânicos.

Entre estas mulheres, uma nos interessa especialmente: Hildegard von Bingen.
Essa Receita é dela.