sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cozinha judaica: latkes com borsht gelado


“Cozinha judaica contemporânea mescla bom gosto caseiro e sofisticação”. A frase é do crítico de gastronomia Josimar de Melo e é seguida à risca pelo AK Delicatessen, um bistrô que serve pratos e petiscos típicos. O restaurante agrada gostos diversos e popularizou alguns dos pratos judeus com toques bem brasileiros. É o caso do borsht, uma das bebidas servidas, e o latkes, ou bolinho de batata. Acompanhe abaixo as duas receitas. E, depois, aproveite o clima étnico para conhecer o passo-a-passo de uma salada de tomate com sumac e arak, do restaurante Arabia.




Latkes com borsht gelado


Rendimento: duas pessoas


Ingredientes para os latkes (bolinhos de batata)


1, 7 kg de batata pré-cozida e descascada


500 g de cebola grande picadinha


3 ovos


50 g de farinha de trigo ou batata amassada bem cozida


10 g de salsa e dill picados


10 g de cebolinha picada


30 g de queijo parmesão ralado


1 colher de sobremesa de fermento em pó


Óleo de milho para fritar


Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto



Modo de preparo


Para cozinhar as batatas, leve-as ao fogo com casca, ferva por três minutos, desligue, escorra a água e deixe esfriar. Depois, rale 2/3 das batatas já descascadas no ralo grosso e 1/3 no ralo fino. Em seguida, misture a cebola picadinha (deixe-as no escorredor de macarrão e aperte-as para escorrer a água), acrescente o sal, a pimenta, noz moscada a gosto, os ovos, a farinha, e o fermento.


Esquente bem o óleo e frite colheiradas da mistura, tire da frigideira e coloque em papel toalha. Para servir, acrescente salsa, dill, cebolinha e parmesão a gosto


Ingredientes para o borsht


500 g de beterrabas cruas sem casca


300 g de cenoura 250 g de tomate sem pele e sem semente


150 g creme de leite


1 limão tahiti (suco) Dill (endro) para enfeitar


Açúcar e sal a gosto


Modo de preparo


Numa panela, cubra os legumes com água e cozinhe até a beterraba ficar macia. Coe, armazenando a água do cozimento. Bata os legumes com 200ml da água do cozimento e o creme de leite. Peneire 80% e deixe 20% em caldo grosso. Tempere com açúcar, limão e sal e enfeite com o dill picadinho.


Finalização


Coloque o borsht gelado em copo ou bowl ao lado dos latkes, em travessa de serviço, e sirva imediatamente.