Blog que reune algumas receitas fáceis e práticas para quem não tem habilidade culinária, assim como eu!rs
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Dieta para driblar a cólica menstrual
Muitas mulheres vivem um verdadeiro martírio nesse período: dores de cabeça, cólicas, irritabilidade, compulsão por doces e, para piorar ainda mais a situação, os indesejáveis inchaço e aumento de peso. A boa notícia é que tudo isso pode ser amenizado por meio da alimentação. Quem explica é a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro
O que predispõe o organismo aos efeitos da TPM?
Na síndrome pré-menstrual ocorrem variações hormonais (aumento do estrogênio e redução do nível de progesterona), queda da produção de serotonina e feniletilamina (neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar) e aumento das substâncias próinflamatórias (prostaglandinas). Há também deficiência de minerais (magnésio e cálcio) e redução dos níveis de açúcar (hipoglicemia).
Todas estas alterações, além de provocar, retenção líquida, mudança de humor, diminuição de energia, dentre outros desconfortos, estimulam um desejo quase que incontrolável por doces. Logo, é preciso fazer as escolhas certas em se tratando de alimentação.
Que alimentos devem ser priorizados nessa fase?
É importante ingerir nutrientes ricos em ácidos graxos (ômegas 3, 6 e 9), os quais possuem ação antiinflamatória. É possível encontrá-los na semente de linhaça, semente de abóbora, nozes, amêndoas, abacate, peixes de água fria (salmão, atum, sardinha, cavala), ovos e azeite extravirgem.
O consumo de frutas e vegetais é ainda superválido, pois melhoram o trânsito intestinal e são diuréticos. Para beber, deve-se optar pela água de coco. É uma importante fonte de potássio, reduz o inchaço, é doce e contém poucas calorias. O suco de melão e a melancia também são recomendados.
Quando a mulher deve adotar esta dieta?
De dez a quinze dias antes do início da menstruação. O ideal é fazêla todos os meses, sobretudo as mulheres que sofrem intensamente os efeitos do ciclo menstrual. Mesmo para as que sentem tais incômodos de forma amena, ainda assim, uma dieta balanceada com os nutrientes já destacados fará muito bem.
E o que deve ficar fora do prato?
Carne vermelha gordurosa, frituras, salgados, refrigerantes e doces em excesso. É importante, ainda, restringir álcool e bebidas ricas em cafeína. Todos estes itens têm ação pró-inflamatória, a qual estimula a retenção líquida. Seu consumo faz o organismo produzir picos de energia, seguidos de uma queda acentuada. Tal processo, sobretudo, acaba aumentando a compulsão por estes alimentos.
O que fazer para conter o desejo pelos açucarados? Qual a orientação para consumi-los sem exageros nessa fase?
Se houver uma vontade muito grande, a orientação é comer (sem exageros) carboidratos complexos: pão, arroz, aveia, massa, batata e feijões. Essa ingestão deve ser feita - de três em três horas - para estabilizar a glicemia (açúcar no sangue) e estimular a produção de serotonina, que acalma e oferece sensação de bem-estar.
Nesta lista podem entrar a banana (rica em carboidrato, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro e potássio) e as frutas secas (são doces, ricas em fibras, vitaminas e minerais). Até mesmo um pequeno bombom é permitido, só não vale a caixa inteira. Uma dica, aliás, é não deixar esta e outras tentações em casa.
"Uma dieta balanceada, provida de nutrientes específicos, é primordial para amenizar os desagradáveis sintomas desse período".
Quais opções são mais indicadas para combater o inchaço?
A retenção hídrica é facilmente combatida com alimentos ricos em potássio, magnésio, vitamina B6 e água. Melão, melancia, pera, kiwi, morango, uva, abacaxi, limão, aipo e folhas em geral (alface, agrião, salsa, couve), aspargo, repolho, tomate, beterraba, cenoura, pepino e aveia são os campeões.
Água, chá verde, chá preto, mate e água de coco são ótimos diuréticos. O café, em pequenas quantidades, apresenta este mesmo efeito. Outra opção interessante é o vinagre de maçã que é um excelente tempero nos dias de inchaço, pois é riquíssimo em potássio e elimina o excesso de água no organismo.
Episódios de nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro, comuns nesse período, estão relacionados à baixa de cálcio e vitamina B6?
Sim, a instabilidade emocional nessa fase está ligada à baixa destes nutrientes, principalmente do magnésio. De um modo em geral, é só caprichar nos alimentos que os fornecem, para driblar estes sintomas. Somente em alguns casos a alimentação não é suficiente para supri-los. Então, há a necessidade de recorrer ao uso de suplementos.
Em quais alimentos estes nutrientes são encontrados?
A vitamina B6 está presente nos ovos, nas nozes, na aveia, no frango, na batata, nas folhas verdes, no arroz integral, nas leguminosas e na banana. As fontes principais de cálcio são: leite e derivados e vegetais verde-escuros (brócolis, couve, espinafre, rúcula). Já o magnésio (parte integrante da clorofila) é encontrado em todos os vegetais verde-escuros, amêndoas, maçã, figo, limão, pêssego, arroz integral, grão de bico, sementes de girassol e gergelim.
As fibras exercem uma função importante nessa fase?
Sim. Uma alimentação fibrosa auxilia na eliminação do excesso de estrogênio (hormônio responsável pelo surgimento da TPM), pelas fezes. Quanto maior sua ingestão, mais acelerado é o trânsito intestinal, o que contribui para desinchar a barriga. Então, além de frutas e verduras, investir no consumo de feijões variados, aveia em flocos e sementes de linhaça é recomendável. Beber muita água também é fundamental para facilitar o trabalho intestinal e permitir que as fibras possam exercer sua função com maior eficiência.
Fonte: Dieta Já/Guiame.com
terça-feira, 19 de maio de 2009
Bolo de cenoura para quem tem alergia alimentar
para a massa
450 g de farinha de trigo com fermento
2 colheres (chá) de fermento químico
2 colheres (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de noz moscada ralada
1/2 colher (chá) de pimenta-dajamaica em pó
225 g de açúcar mascavo
250 ml de óleo vegetal (soja, milho ou girassol)
3 ovos ligeiramente batidos
225 g de cenouras cozidas frias em forma de purê
115 g de cenoura crua ralada
115 g de uvas-passas
55 g de coco desidratado, se tolerado
55 g de abacaxi em calda, drenado e amassado
raspas bem finas de uma laranja
para cobertura
250 g de cream cheese
500 g de açúcar de confeiteiro
180 g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
raspas de uma laranja
uma boa pitada de canela
Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com fundo removível de 23 cm de diâmetro com papel-manteiga.
2. Peneire a farinha, o fermento, a canela, a noz-moscada e a pimenta-da-jamaica. Junte o açúcar mascavo e misture bem.
3. Adicione o óleo, os ovos batidos, o purê das cenouras, a cenoura crua, os pinholes (se for o caso), as passas, o abacaxi e as raspas de limão. Misture bem. A massa ficará bem espessa e úmida. Ou misture todos os ingredientes num processador e bata bem.
4. Despeje a massa na fôrma. Leve ao forno e asse pelo tempo indicado, até que um palito enfiado no centro da massa saia limpo.
5. Deixe o bolo esfriando na fôrma por 15 minutos, coloque num aramado, retire o papel e deixe esfriar.
6. Para preparar a cobertura, bata todos os ingredientes no processador por 1 minuto, até ficar homogêneo. Espalhe na superfície do bolo frio. Para decorar, salpique a casca da laranja e a canela. Se for preciso, coloque na geladeira para firmar a cobertura.
Versão sem laticínios e oleaginosas
Este bolo não leva leite. Para fazer a cobertura, use cream cheese alternativo e, em vez de manteiga, use creme vegetal. Se preciso, adicione um pouco mais de açúcar de confeiteiro. Esta versão precisa de geladeira, pois a cobertura derrete em temperatura ambiente.
Versão sem ovos e oleaginosas
Prepare conforme a receita, mas aumente o fermento para 2 colheres (sopa). Junte o suco de laranja, além das raspas, e substitua os ovos por 3 colheres (sopa) de fécula de batata misturadas com 6 colheres (sopa) de água. Com cobertura sem leite e derivados, é ótimo para os veganos.
Versão sem glúten e oleaginosas
Prepare conforme a receita, mas use farinha branca sem glúten e aumente a quantidade de fermento para 3 colheres (sopa), mas veja se não contém glúten.
Fonte: Folha online
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Torta de mandioca com sardinha
Massa
4 xícaras de mandioca cozida e amassada
1 ovo inteiro
3 colheres de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Sal e cheiro verde a gosto
Recheio
2 latas de sardinha
1 lata de ervilha
1 tomate picado
1 cebola picada
1 pimentão picado
Tempero a gosto
4 colheres de queijo ralado
Modo de preparo:
Misture a mandioca amassada com o ovo, a farinha de trigo, o cheiro verde, o sal e o fermento em pó. Reserve um pouco do cheiro verde para o molho e misture bem a massa.
Para fazer o recheio, misture todos os ingredientes e refogue.
Coloque em uma fôrma uma camada da massa. Cubra com uma camada de molho e em seguida coloque mais uma camada de massa. Vá alternando até encher a fôrma. Cubra com queijo ralado. Leve ao forno por 15 minutos.
Pudim de sorvete
1 lata de creme de leite sem soro
5 colheres de sopa de açúcar
4 claras
4 gemas
1 lata de leite comum
1 lata de leite condensado
6 colheres de leite
6 colheres de sopa de chocolate em pó
Açúcar para caramelizar
Manteiga para untar
Modo de preparo
Unte uma fôrma redonda com buraco no meio com a manteiga. Faça, nela mesma, uma calda só com açúcar, em fogo brando. Em uma panela, leve em fogo baixo o chocolate em pó misturado ao leite. Mexa até engrossar. Despeje por cima o caramelo. Reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite comum e as quatro gemas. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar, e deixe esfriar. Basta as claras em neve e junte o açúcar (uma colher por vez). Misture o creme de leite aos poucos. Junte este creme ao creme feito com o leite condensado, mexendo levemente. Despeje sobre a calda de chocolate dentro da fôrma. Cubra com papel filme e leve ao freezer. Desenforme após 12 horas. Para que todo o caramelo se solte, esquente o pudim em banho-maria numa panela por alguns segundos. Se for necessário, volte ao freezer antes de servir.
Pamonha
5 espigas de milho verde grandes
½ xícara de chá de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
Modo de preparo
Descasque as espigas (reserve a palha), eliminando os fios. Usando uma faca afiada, corte os grãos de milho bem rente ao sabugo. Coloqueo-os no copo do liquidificador e bata até obter um creme. Reserve. Aqueça o leite junto com a manteiga e o açúcar até que a manteiga derreta. Apague o fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, escolha as palhas maiores, dobre-as e costure as laterais, fazendo saquinhos. Adicione o creme de milho à mistura de leite, mexa bem e distribua o creme obtido entre os saquinhos. Feche-os bem, amarrando com tiras de palha. Coloque os saquinhos numa panela com água e cozinhe até que a pamonha esteja firme e a palha amarelada. Sirva-as quentes ou frias.
Obs.: Para a versão salgada, basta substituir o açúcar pelo sal. Uma dica, acrescente queijo minas ou bacon no saquinho, junto ao creme - fica uma delícia!
Pizza fechada frita
3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 1/2 tablete de fermento biológico dissolvido em
1/2 xícara de água morna água fria
300g de mussarela fatiada
6 colheres de sopa de molho de tomate
manjericão fresco
óleo para fritar
Modo de preparo
Peneire a farinha e o sal numa tigela grande, acrescente o fermento dissolvido. Vá amassando a mistura e acrescentando água fria lentamente até a massa se desprender das mãos. Deixe descansar por meia hora. Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha de trigo. Divida a massa em 6 pedaços e amasse muito bem cada um deles. Com o rolo abra-os em círculos de aproximadamente 15 cm de diâmetro e 2mm de espessura. Na metade de cada círculo coloque a muzzarella, 1 colher de molho de tomate e o manjericão. Dobre a outra metade formando um pastel e aperte as bordas com um garfo. Frite-os em uma frigideira funda com bastante óleo. Escorra no papel toalha e sirva.
Panqueca integral enriquecida
4 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de pasta de amendoim
2 colheres de sopa de melado de cana
1 tablete de fermento para pão
3 xícaras de água morna
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
Modo de preparo
Numa vasilha misture todos os ingredientes. Em formas de alumínio untadas (ou a que tiver em casa), coloque a massa e leve para assar, em forno médio preaquecido. Corte-as do tamanho desejado e sirva com frutas secas, frescas, margarina ou geléia. Se quiser, ao invés de assá-las poderá fritá-las em óleo.
Pudim de carne
Além disso é muita econômica, pois meio quilo de carne dá para 6 boas porções e ainda sobra. Uma ótima sugestão para seu almoço.
Extraída do UOL
Ingredientes
200g pão umedecido em leite
500g de carne moída
1 colher (sopa) manteiga
4 claras em neve
temperos a seu gosto
Sugestão para os temperos
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
½ xícara de chá de salsa picada
louro em pó (uma pitada)
pimenta calabresa (uma pitadinha)
1 pitada de manjericão
Modo de preparo
Misture o pão, a margarina e os temperos na carne. Misture por último as claras em neve. Unte com bastante margarina uma fôrma, de preferência de anel (aquela com buraco no meio), polvilhe farinha de rosca e leve para assar em forno quente por cerca de uma hora, até estar bem sequinho. Decore com ovos cozidos, tomates em rodelas e alface picada em tirinhas.
Panqueca verde de frango
Kuguel de batata
6 batatas médias cortadas em cubos
1 cebola grande picada
3 ovos
1 1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de pimenta- 1/4 xícara de óleo
1/3 xícara de farinha de trigo
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes no liquidificador até que as batatas fiquem trituradas. Despeje numa assadeira untada. Asse em forno preaquecido até ficar dourado.
Kinder Ovo Caseiro
300 g de chocolate ao leite
200 g de chocolate branco
1 fôrma para ovo de páscoa de 500 g
Bombons
Brindes
Modo de preparo
Derreta, tempere e molde os dois tipos chocolate separadamente, de acordo com as instruções. Banhe a fôrma com o chocolate ao leite duas ou três vezes, dependendo da espessura desejada. No último banho, completo com chocolate branco. Recheie com bombons e brindes para as crianças
Musse de queijo-de-minas com calda de goiaba vermelha
Musse
500 g de queijo minas frescal picado grosseiramente
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de leite
3 folhas de gelatina sem sabor incolor
1/4 xícara (chá) de água morna- forminhas untadas com manteiga
Calda
200 g de goiabada em pasta
1/2 xícara (chá) de água
Modo de preparo
Musse
Dissolva as folhas de gelatina na água morna e reserve. No liqüidificador, bata o queijo, o leite condensado e o leite até obter um creme homogêneo. Adicione a gelatina já dissolvida e bata mais um pouco.Coloque a mistura nos potinhos já untados e leve à geladeira até firmar.
Calda
Dissolva no fogo a goiabada em pasta com a água até ferver. Reserve.Na hora de servir, desenforme os cremes sobre um prato e colque a calda ao redor.
Mineiro com Botas
(Para quatro pessoas)
4 bananas
150 ml de mel
40 g de granola
150 g de queijo minas ralado grosso
30 g de manteiga
Modo de preparar
Cortar as bananas em lâminas compridas. Fritar os pedaços em uma frigideira com manteiga. Colocar a banana em um recipiente refratário e cobrir com o queijo. Regar com o mel e levar ao forno a 200º C por cinco minutos. Retirar do fogo, salpicar com granola e servir imediatamente.
Morango paradisíaco
Ingredientes
1/4 de abacaxi médio
1 punhado grande de morangos frescos
100g de iogurte natural com baixo teor de gordura
4 cubos de gelo
Modo de preparo
Passe o abacaxi pela centrífuga e coloque no liquidificador. Acrescente os morangos, o iogurte e o gelo. Bata tudo até ficar cremoso.
Olhe o que contém
Vitaminas C e E, ácido elágico, ácido fólico, betacaroteno, potássio, ferro, zinco, probióticos, cálcio, aminoácidos, acúcares naturais e antioxidantes.
Como ajuda a animar a festa?
O morango é rei do zinco no mundo das frutas, e o zinco é o mineral que faz mais pela sua libido do que qualquer outro. A alta quantidade de vitamina C é excelente para limpar o fígado e os rins.
Fonte: UOL
Amendoim Doce
1 xícara de chá de amendoim com casca
1 xícara de chá de açúcar - 1/2 xícara de chá de água
1 colher de café de fermento em pó
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Mexa até secar. Prepare com muita atenção, pois o amendoim seca de repente. Coloque em uma fôrma e leve ao forno por alguns minutos. Deixe esfriar.
Alcachofra gratinada
8 alcachofras
50 g de manteiga
2 colheres de farinha de trigo
250 ml de leite fervido
250 ml de creme de leite
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Noz moscada a gosto
Queijo parmesão ralado grosso a gosto
Modo de preparar
Cozinhe as alcachofras, limpe e separe os fundos. Em uma panela, derreta a manteiga, polvilhe a farinha de trigo e doure levemente. Acrescente o leite fervido mexendo vigorosamente com o batedor tipo pêra. Deixe engrossar um pouco. Acrescente o creme de leite, deixe engrossar mais no fogo baixo, acerte sal e pimenta e, se quiser, coloque um pouco de noz moscada. Arrume os corações de alcachofra numa travessa refratária e cubra com o molho branco. Polvilhe com o queijo parmesão e deixe gratinar.
Arroz brasileiro
1 cebola média ralada
1/2 xícara de óleo
250 g de contrafilé, em tirinhas finas
250 g de linguiça calabresa, em rodelas
2 xícaras de arroz
2 xícaras de mandioca em cubos
1 tablete de caldo de carne
5 colheres de sopa de suco de limão
Modo de preparo
Frite a cebola no óleo quente. Junte a carne e mexa por alguns minutos. Quando começar a dourar, junte a linguiça e refogue. Acrescente o arroz e a mandioca. Mexa várias vezes, e cozinhe em fogo baixo, por cinco minutos. Junte o caldo dissolvido em cinco xícaras de água fervente. Mexa e deixe cozinhar, em fogo baixo, com a panela tampada, por 15 minutos.
Apague o fogo e misture o suco de limão.
Fonte: UOL
quinta-feira, 14 de maio de 2009
1001 Tipos de Nhoques
História
Esta foi uma das primeiras massas caseiras italianas. Inicialmente era feita com semolina de trigo. Depois do século XVII passa a ser preparada com batatas.
A massa básica permite uma série de variações, dependendo dos alimentos que são adicionados, como, pão, polenta, espinafre, ameixa, abóbora, castanha, ricota, cenoura e o que mais a sua imaginação permitir.
Tradicionalmente, o nhoque chamado à Romana leva semolina em seu preparo e à Toscana é feito com polenta cozida em sal e aromatizada com queijo.
Fonte:
http://cybercook.terra.com.br/culinaria-1001-tipos-de-nhoques.html?codmat=465
Direto da Itália - Saltimbocca alla romana
600 gr de vitela em filés finos
12 fatia(s) de presunto tipo parma
12 folha(s) de sálvia fresca(s)
1 copo(s) de vinho branco seco(s)quanto baste de farinha de trigo para empanar quanto baste de salquanto baste de pimenta-do-reino brancaquanto baste de manteiga
500 ml de caldo de carne
Tempere os filés com pouquíssimo sal e pimenta-do-reino. Sobre eles, coloque uma folha de sálvia e, sobre ela, uma fatia do presunto, de maneira que o filé fique quase todo coberto. Firme com um palito. Passe os filés pela farinha de trigo, mas não deixe ficar muito empanado Frite os filés na manteiga dourada em fogo médio, até que fiquem dourados. Reserve. Ao final, ponha o vinho na frigideira usada para a fritura, deixe reduzir pela metade e acrescente o caldo de carne Deixe reduzir ainda um pouco e quando estiver engrossado está pronto. Cubra os filés com o molho e arrume no prato.
Bolo Almofadas Francesas
Massa
4 unidade(s) de gema de ovo, 1 1/2 xícara(s) (chá) de amido de milho1 xícara(s) (chá) de açúcar, 1 colher(es) (sopa) de raspas de limão, 4 unidade(s) de clara de ovo em neve
Cobertura
1 xícara(s) (chá) de açúcar, 1 colher(es) (sopa) de suco de limão, 4 colher(es) (sopa) de água
Massa
Bata na batedeira as gemas com o açúcar até aumentar o volume. Adicione o amido de milho e bata. Em seguida, acrescente as raspas de limão. Bata até misturar. Retire da batedeira e incorpore delicadamente as claras em neve. Coloque a massa em uma fôrma untada. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até que ao enfiar o palito na massa, ele saia limpo.
Cobertura
Misture bem todos os ingredientes. Despeje a cobertura sobre o bolo ainda quente, logo que tirá-lo do forno.
Pudim de chocolate e baunilha
500 ml de leite
4 colher(es) (sopa) de amido de milho
1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
2 unidade(s) de gema de ovo peneirada(s)
1 colher(es) (sopa) de manteiga
1 colher(es) (sopa) de essência de baunilha
200 gr de chocolate meio amargo picado(s)quanto baste de chocolate granulado para polvilhar
Dissolva o amido de milho no leite. Coloque em um refratário e acrescente o açúcar, as gemas a manteiga e a essência. Leve ao microondas por 6 a 8 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos. Retire e misture o chocolate picado, mexendo até dissolver completamente. Coloque em taças individuais (ou em um refratário raso). Cubra com filme plástico para evitar a formação de película na superfície. Deixe esfriar e leve a geladeira. Decore com chocolate granulado.
Bolo Bombom
Ingredientes
4 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de margarina
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
2 copos de iogurte natural1 colher (sopa) de fermento em pó
Margarina e farinha de trigo para untar200ml de leite de coco para regar
16 bombons pequenos para decorar
Recheio:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de maisena
1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
2 gemas peneiradas1 colher (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
100g de coco ralado
1 lata de creme de leite
Cobertura:
200g de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite
Modo de Preparo
Na batedeira, bata as gemas e o açúcar até dobrar de volume. Junte a margarina e bata. Intercale a farinha, o chocolate, o iogurte e bata. Acrescente o fermento, as claras em neve e misture.
Unte e enfarinhe duas fôrmas retangulares, divida a massa entre as duas e asse por 40 minutos. Para o recheio, leve ao fogo o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, as gemas, a margarina e o chocolate em pó. Mexa até engrossar, tire do fogo, misture o coco, o creme de leite e deixe esfriar. Derreta o chocolate, deixe esfriar e misture o creme de leite. Corte os bolos ao meio, no sentido do comprimento. Coloque a primeira camada sobre um prato, regue com o leite de coco, espalhe um pouco de recheio, outra camada de bolo, regue com leite, uma parte de recheio, outra camada de bolo, regue com o leite, coloque o restante do recheio, a camada de bolo e regue com o leite. Espalhe a cobertura. Decore com os bombons e leite condensado e leve à geladeira por 5 horas.
ColaboradoresCulinarista: Mariana Maluf Boszczowski/colaboradora Foto: André Fortes
Fonte: Guia de receitas - uol
Creme napolitano
1ª camada: 2 envelopes de gelatina sem sabor5 colheres (sopa) de água1 litro de bebida de achocolatado pronto tipo toddynho
2ª camada:2 envelopes de gelatina sem sabor5 colheres (sopa) de leite de coco1 litro de iogurte de coco4 colheres (sopa) de açúcar
3ª camada:1 envelope de gelatina sem sabor1 envelope de gelatina sem sabor vermelha5 colheres (sopa) de água1 litro de iogurte de morango4 colheres (sopa) de açúcarCalda de sorvete de sabor chocolate para acompanhar
Modo de Preparo
1ª camada: Hidrate as gelatinas na água e dissolva em banho-maria. Bata no liqüidificador com o achocolatado, despeje em um uma forma de para pão vazio umedecido e leve à geladeira por 2 horas.
2ª camada:Hidrate as gelatinas no leite e dissolva em banho-maria. Bata no liqüidificador com o iogurte de coco e o açúcar, despeje sobre o creme de chocolate e leve à geladeira por 2 horas.
3ª camada:Hidrate a gelatina incolor e a vermelha na água e dissolva em banho-maria. Bata no liqüidificador com o iogurte de morango e o açúcar, despeje sobre o creme de coco e leve à geladeira por 3 horas ou até firmar. Desenforme e sirva com calda de sorvete sabor chocolate.
Colaboradores
Culinarista: Mirian Soro/colaboradora
Foto: Stela Handa
Fonte: Guia de receitas.uol
Milho verde cozido em 3 minutos
Chega de perder tempo cozinhando milho verde em panelas de pressão. Com o auxílio do microondas e mantendo o mesmo sabor e textura é possível reduzir o tempo de cozimento para apenas três minutos.
Você precisa de:
Espigas de milho verde;
Papel filme de PVC transparente (usado para embalar alimentos);
Recipiente próprio para microondas;
Microondas.
Passos:
Embale, uma a uma, as espigas de milho verde em papel filme. Coloque-as em um recipiente, mas sem amontoá-las, de forma que fiquem uma ao lado da outra. Leve o recipiente ao microondas e programe para três minutos de cozimento na potência alta. Saborear a gosto.
DICA: Não há necessidade de acrescentar água ao cozimento.
Método alternativo
Lave as espigas, corte-as, se desejar, e espalhe em um prato refratário. Não é necessário acrescentar água. Cubra com tampa para microondas ou um prato de vidro. Coloque no microondas por 3 minutos. Sirva imediatamente.
Importante
Cuidado com o vapor ao desembalar as espigas.
Fonte: Bem SimplesPostado por: Felipe Pinheiro
Bombom com baba de moça
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite de coco
1 colher (sopa) de rum
1 xícara (chá) de açúcar
2 gemas
300g de chocolate ao leite derretido
Modo de Preparo
Leve ao fogo o leite de coco, o rum e o açúcar, mexendo até o açúcar dissolver por completo
Junte as gemas (passadas pela peneira) e cozinhe por 10 minutos ou até engrossar levemente
Reserve
Mexa o chocolate com uma espátula até ficar brilhante e preencha fôrmas de bombons
Vire as fôrmas para baixo e retire o excesso de chocolate
Mantenha-as viradas e leve à geladeira por 5 minutos para endurecer o chocolate
Com o auxílio de uma colher, recheie com a mistura reservada
Nivele o recheio, Cubra com o chocolate e limpe o molde com uma espátula
Leve novamente à geladeira, por 20 minutos
Desenforme e sirva
Tempo: 40min (+25min de geladeira)
Rendimento: 20 unidades
Fonte: Almanaque Culinário
Doce de Ovomaltine
Ingredientes
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de leite
1 lata de creme de leite sem soro
1 e 1/2 xícara (chá) de Ovomaltine
Modo de preparo
Em uma panela, derreta a margarina e cozinhe nela a farinha.
Deixe esfriar, junte o leite condensado, o creme de leite e cozinhe sem parar de mexer até desgrudar do fundo da panela.
Retire do fogo e misture o Ovomaltine. Distribua em tacinhas individuais, leve para gelar e na hora de servir, polvilhe Ovomaltine.
Dica: Para festa de criança, decore com mini bolinhas de chocolate.
Fonte: M de Mulher
Postado por Juliana Simioni
Carne moída com requeijão
Ingredientes
500g de patinho moído
2 cebolas picadas
1 xícara (chá) de molho de tomate
2 tabletes de caldo de carne
1 colher (sopa) de amido de milho
2 xícaras (chá) de água
04 dentes de alho picados
02 copos de leite
04 ovos
50g de queijo ralado
o quanto baste de manteiga
06 fatias de pão de forma
1 copo de requeijão
Modo de Preparo
Misture os ovos com o queijo ralado
Molhe rapidamente as fatias de pão no leite, passe nos ovos e frite na manteiga
Reserve.
Dissolva o amido de milho na água
Reserve.
Frite a cebola com o alho
Em seguida coloque a carne moída e o caldo de carne
Deixe cozinhar.
Quando a carne estiver totalmente cozida, coloque o molho de tomate
Em seguida junte o amido de milho dissolvido
Mexa até engrossar.
Coloque a carne moída em um refratário sobre as fatias de pão douradas e, por cima, distribua o requeijão em alguns pontos
Leve ao forno até que derreta o requeijão.
Fonte: Almanaque culinário
Postado por Juliana Simioni
Hambúrguer de Banana
Ingredientes:
2 bananas nanicas amassadas
2 xícaras (chá) de biscoito tipo maisena triturado
2 colheres (sopa) de açúcar
Canela em pó a gosto
½ xícara (chá) de manteiga
Modo de preparo:
Misture a banana com o biscoito até que fique homogêneo. Modele os hambúrgueres e frite-os na manteiga até que estejam dourados dos dois lados. Em seguida, polvilhe o açúcar e a canela.
Dica: Uma ótima opção é servi-lo com o sorvete de sua preferência.
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Fonte: Edu Guedes
Churrasco Vegetariano?
Dedicada à produção de especialidades a base de soja orgânica, a empresa Tofutura vem difundindo com sucesso o consumo do tofu, um alimento milenar e de origem oriental, com lançamentos que se inserem aos hábitos culinários mais tradicionais do consumidor brasileiro. Exemplo disso são as linhas de patês e burguers de tofu, cujos sabores e propriedades combinam com lanches, saladas, entradas e diversos tipos de pratos quentes.
Neste contexto, os espetos inovam ainda mais ao trazer o tofu para dentro da churrasqueira, adicionando uma opção saudável, saborosa e surpreendente ao cardápio. Cada embalagem traz quatro espetos de bambu esterilizados com pedaços de tofu desidratados, prontos para assar, grelhar ou refogar na frigideira - para evitar o ressecamento excessivo do produto, a Tofutura recomenda passar um pouco de óleo vegetal nos espetos ao colocá-los para assar.
Também conhecido como "queijo de soja", o tofu é um alimento singular, altamente protéico e nutritivo, funcionando como uma importante fonte de ácidos graxos polinsaturados, aminoácidos, minerais - cálcio, fósforo e ferro - e vitaminas (B, D, E, F, K). Seus benefícios incluem ainda a composição 100% vegetal, livre de gorduras saturadas, e é indicado para a redução do colesterol, pois contém esteróis com atividade antioxidante.
Serviço:
Espetos de Tofu para Churrasco
Fabricante: TofuturaConteúdo: 180 gramas (quatro espetos)Validade: 70 dias a partir da data da embalagemPreço Sugerido: R$ 9,00
A linha de produtos Samurai Tofu da Tofutura é comercializada nas regiões sul e sudeste, e pode ser encontrada em lojas especializadas e nos supermercados da rede Pão de Açúcar, Santa Luzia, Mercadorama e Angeloni.
Mais Informações: Angélica Fonseca - (41) 3292-9897
Fonte: Portal Gastronomia
Curso de Culinária no SESI
Curso do Sesi-SP ensina como fazer pratos saborosos para hipertensos
As inscrições já estão abertas nas unidades da entidade em Sorocaba, Campinas, Santo André, Rio Claro, Limeira, Jundiaí, São José dos Campos, Marília e São Paulo
Carnes, massas, doces e molhos sem atentar contra a saúde e ricos em nutrientes que lutam a favor de pessoas que sofrem de hipertensão, também conhecida como pressão alta. A partir destes alimentos e ingredientes, as nutricionistas do SESI-SP criaram 20 receitas saborosas que servem de base para o curso de nutrição e culinária que a entidade oferece em algumas de suas unidades a partir deste mês.
O curso, que é mensal e tem a duração de dez horas (duas horas e meia de aula, uma vez por semana) é voltado para hipertensos ou àqueles que atendem este público. O custo das quatro aulas de curso, com direito à cartilha "Sabor na Medida Certa - Nutrição e Culinária para Hipertensos" , que contém as receitas, varia entre R$ 20,00 e R$ 32,00 reais, dependendo da unidade do SESI-SP. Beneficiários da indústria pagam o menor valor cobrado em cada local.
As inscrições já estão abertas nos Centros de Atividades (CATs) do SESI-SP de Sorocaba, Campinas (Campinas II) Santo André, Rio Claro, Limeira, Jundiaí, São José dos Campos, Marília e São Paulo (Vila Leopoldina e A.E Carvalho) Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas nestes locais.
Os telefones estão no site da entidade: http://www.sesisp.org.br/home/2006/unidades/unidades.asp
Fonte: Assessoria Sesi
Dieta urgente? Aposte nas Frutas
Frutas para emagrecer
Depois de uma tarde inteira se esbaldando num churrasco, você se sente 1 tonelada mais gorda. Não é para menos: abusos alimentares intoxicam o organismo. Além disso, a comilança sobrecarrega os órgãos e provoca retenção de líquidos. Que tal uma dieta de emergência para eliminar o peso extra, desinchar o corpinho e se sentir muito melhor? Comendo apenas frutas, dá para perder 1 quilo por dia.
Ação purificadora
Por que nosso organismo fica intoxicado?
As toxinas estão presentes em muitos alimentos que consumimos todos os dias. Felizmente, temos a capacidade de filtrar e jogar fora essas substâncias, que fazem mal à saúde. Porém, quando exageramos na dose do que comemos e bebemos, sobrecarregamos alguns órgãos como a tireoide, o fígado e os rins. Assim, eles não conseguem fazer adequadamente a limpeza do organismo. Ao longo do tempo, com os abusos, ficamos cada vez mais "envenenados". São muitos os sintomas de intoxicação: retenção de líquido, fadiga, problemas de digestão, dores de cabeça, pele sem viço, queda de cabelo e, claro, ganho de peso.
Dieta com disciplina
No livro Dietas da nutricionista francesa Marie-Laure André, há um capítulo chamado "As dietas das frutas". Nele, ela explica que, desde a década de 80, existem programas alimentares para emagrecer que indicam o consumo exclusivo desses alimentos. A perda de peso é significativa.
Você pode desinchar rapidamente, porque essas dietas fornecem muita água, potássio e pouco sal. Então, o efeito diurético é garantido", escreve a autora. No entanto, ela diz que fazer o regime por mais de um dia pode prejudicar a saúde, pois trata-se de uma alimentação restritiva. E as frutas são fontes de glicídios (açúcares), que em exagero podem fazer engordar. Por isso, não passe mais de 24 horas se alimentando apenas com elas.
Se uma única vez não for suficiente para perder o peso extra, repita a dieta após uma semana. Ou seja, alimente-se só com frutas em um dia da semana. Mas esse procedimento só pode ser feito por um mês. Depois, só em casos de emergência mesmo. O ideal é incluir as frutas no seu cardápio diário, nos intervalos das refeições.
- É preferível comer a fruta a tomar o suco. Os sucos contêm menos fibras e não têm o mesmo poder de saciar o organismo.
- Não descasque as frutas, pois a casca concentra a maior parte das vitaminas, dos minerais e das fibras.
- Lave-as muito bem e dê preferência às frutas orgânicas, cultivadas sem o uso de produtos químicos.
As frutas mais indicadas
A nutricionista Andressa Edde selecionou as frutas mais interessantes para quem quer emagrecer e se desintoxicar. Decida qual será o próximo sabor do seu regime e tenha um bom emagrecimento!
- Cereja, framboesa e morango contêm antioxidantes e ajudam a desintoxicar o organismo. Têm baixo teor de açúcar e poucas calorias.
- A uva melhora a circulação do sangue e é antioxidante. Mas é necessário tomar cuidado com as quantidades, porque essa fruta contém bastante açúcar.
- Frutas cítricas ajudam a limpar e a desintoxicar o fígado. Geralmente, elas têm poucas calorias - principalmente o limão.
- A ameixa também tem poucas calorias. Além disso, melhora o funcionamento do intestino, porque contém bastante fibra. É considerada uma fruta de baixo índice glicêmico, ou seja, seu açúcar é absorvido lentamente. Isso evita o acúmulo de gordura.
- O abacaxi auxilia na digestão, especialmente da gordura, e é diurético. Não apresenta muitas calorias, mas em excesso pode engordar.
- A maçã contém antioxidantes, é desintoxicante e tem pouquíssimas calorias. Como a ameixa, tem baixo índice glicêmico.
Fonte: M de Mulher