sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Doces Árabes


DOCE DE SEMOLINA


Ingredientes:


calda


4 xícaras (chá) de açúcar gotas de limão

1 colher (chá) de água de flor de laranjeira

1/2 kg de semolina (sêmola de trigo)

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de manteiga sem sal à temperatura ambiente

leite frio

1 colher (chá) de fermento em pó

amêndoas cruas sem casca

óleo de gergelim ou manteiga para untar


Modo de Preparo:


Numa tigela, coloque a semolina, o açúcar, a manteiga e 2 xícaras (chá) de leite frio. Misture e deixe descansar de um dia para outro. A seguir, junte 3/4 de xícara (chá) de leite frio e o fermento e misture bem. Coloque numa assadeira untada com óleo de gergelim ou manteiga. Alise com as mãos molhadas.

Leve ao forno médio, preaquecido, e, assim que começar a dourar, retire do forno. Corte em quadrados de 3 cm, coloque sobre cada quadrado 1 amêndoa e volte ao forno para terminar de dourar. Enquanto isso, prepare a calda.

Leve ao fogo uma panela com 1/2 litro de água e junte o açúcar. Assim que começar a ferver, junte algumas gotas de limão. Quando atingir ponto de fio fino, retire do fogo e deixe esfriar.

A seguir, junte a água de flor de laranjeira. Retire o doce do forno e cubra com a calda, reservando uma parte para o momento de servir .


GHORAIBÉ


Ingredientes:


250 g de amêndoa

2 pacotes de manteiga

1/2 kg de açúcar

1 kg de farinha de trigo


Modo de Preparo:


Mergulhar as amêndoas em água fervente para soltar a pele. Reservar. Misturar com a mão a manteiga e o açúcar. Juntar a farinha e amassar para obter massa fina. Fazer pequenos rolos e dar a forma de rosquinha. Colocar em cada rosca 3 amêndoas. Levar ao forno quente até corar.


SORVETE DE MISKI


Ingredientes


2 colheres (sobremesa) de maisena

1 litro de leite

2 folhas de gelatina branca

2 xícaras (chá) de açúcar

2 grãos de miski socados pistache doce


Modo de Fazer


Desmanche a maisena em um pouco de leite frio. Acrescente o açúcar, a gelatina e o restante do leite. Leve ao fogo forte e mexa até ficar no ponto. Retire do fogo e deixe esfriar. Pulverize com o miski e ponha a massa na geladeira, numa forma grande. Espere gelar, retire da geladeira e bata a massa. Repita a operação por 3 vezes, até a massa ficar cremosa e lisa. Sirva em taças enfeitadas com pistache doce.


ESNEINYE - Manjar com trigo


Ingredientes:


2 xícaras de chá de trigo integral (300 grs)

2,5 xícaras de açúcar (375 grs)

50 grs de uvas passas pretas e brancas

50 grs de amêndoas

50 grs de Pistaches50 grs de nozes

50 grs de damascos

Erva doce / Kummel


Modo de Preparo


Deixar o trigo de molho em 1,5 lts de água por duas horas ou até amaciar.Cozinhar o trigo na mesma água, acrescentar um "bouket garni" com erva doce e Kummel.

Após o cozimento, escorrer a água e reserva-la. Acrescentar aotrigo cozido, açúcar e se preciso adicionar parte da água reservada, para corrigir sua consistência. Deixar esfriar. Cobrir com uvas passas, amêndoas, Pistaches, nozes e damascos .


M'HALLABYE - Manjar árabe


Ingredientes


1 Litro de leite

2 Colheres de sopa de amido de milho

1 Colher de sopa de Água de Flor de Laranja

3 Colheres de chá de Açúcar

½ Kg. de Damascos


Modo de Preparo


Coloque os Damascos de molho em 1 litro de água e separe.Ferva o leite, acrescente o amido de milho, a água de flor de laranja e o açúcar.

Mexa com uma colher de pau até levantar fervura e engrossar.À parte, doure o açúcar e acrescente os damascos com a água.

Deixe ferver até engrossar.Sirva o M'Hallabye em uma taça com a cobertura de damasco.
Doce de queijo
Ingredientes
1 queijo branco
2 copos de farinha de trigo
3 copos de calda de açúcar no ponto fio
Água
Óleo
Modo de fazer
Amasse o queijo deixando-o liso, ao pouco acrescente a farinha, a água, e vai misturando, ate conseguir uma massa lisa que dê para fazer os bolinhos.Em seguida, frite-os no óleo bem quente ate dourar. Escorra, e depois mergulhe na calda de açúcar já fria.
Sirva quente ou frio.
TORTA DE PISTACHE

INGREDIENTES
4 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1 limão
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Recheio:
2 limões
1/2 xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar
1/2 litro de creme de leite1
50g de sementes de pistache
MODO DE PREPARO:
Bater as claras em neve firme e acrescentar o açúcar e casca ralada do limão. Juntar a este merengue as gemas, uma a uma, batendo sempre. Em seguida, misturar delicadamente com uma colher a farinha e o fermento.
Colocar numa fôrma para bolo bem untada e levar ao forno durante 20 minutos. Esfriar, cortar ao meio, rechear e cobrir com creme de pistache.
Recheio:
Cortar a casca do limão bem fina e picar em tirinhas. Cozinhar na água com o açúcar durante 5 minutos. Reservar. Bater o creme de leite e misturar o pistache picado. Rechear e cobrir o bolo com este creme. Enfeitar com as tirinhas de limão açucaradas.